Museu Histórico Nacional rico acervo e peças raras que contam história

Museu Histórico Nacional preserva no seu acervo momentos importantes sobre a história do BrasilMuseu Histórico Nacional Rio de Janeiro

Entre os museus no Rio de Janeiro não pode deixar de visitar é o Museu Histórico Nacional, reúne peças raras e muita informações sobre a história do Brasil.

Museu Histórico Nacional foi inaugurado em agosto de 1922, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. É a primeira instituição que é dedicada à mostrar a respeito da história do Brasil.

O Museu Histórico Nacional tem um acervo com mais de  348 mil peças que estão sob a guarda do Ministério da Cultura. Documentos, imagens, moedas, selos, móveis, armas, esculturas, pratarias entre outros. Todo este material é usado para estudo, para preservar e divulgar a História do Brasil.

O Museu Histórico Nacional possui o maior acervo filatélico  e numismático da América Latina, com aproximadamente 127.000 peças: moedas, cédulas, selos, carimbos, medalhas, entre outros.

É o primeiro museu do país que tem exposição com legendas em braile para deficientes visuais e para os deficientes auditivos tem guia em áudio e vídeo.

Existem ainda peças raras, como a moeda Peça da Coroação, que foi cunhada à pedido do Imperador Dom Pedro I em comemoração a sua coroação, em 1822.

Algumas exposições permanentes no Museu Histórico Nacional


Pátio dos canhões - guarda a coleção dos canhões do museu com exemplares de vários países:Portugal, Inglaterra, França, Holanda e do próprio Brasil.

Exposição Portugueses no Mundo - mostra como foi o processo de colonização e os desdobramentos econômico-culturais que ocorreram na época. Tem peças que são ligadas à navegação na época da colonização,  assim como monoculturas de cana-de-açúcar e café, mineração e a chegada da corte portuguesa  e a imigração do século XIX.

Exposição do móvel ao automóvel, transitando pela História - possui 29 peças no acervo desta exposição: cadeirinhas, algumas carruagens, berlindas ou ainda os primeiros automóveis a circular na cidade do Rio de Janeiro. Raridades como o carro Protos, que pertenceu ao Barão do Rio Branco é encontrado nesta exposição. 

Farmácia Teixeira Novaes - Nesta exposição você saberá a história da farmácia homeopática, que foi fundada em 1847 pelo A. J. de Souza Magalhães.

Informações sobre Museu Histórico Nacional

Endereço: Praça Marechal Âncora - Próximo à Praça XV - Centro
Telefones: (21) 3299-0300 / 3299-0324
Horários : Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17:30h, Segunda-feira fechado, Sábados, Domingos e Feriados, das 14h às 18h.


Passeios turísticos no Rio de Janeiro


Site: www.rio40grausturismo.com.br
Loja: www.cliqueseguro.com
E-mail: reservas@rio40grausturismo.com.br
Telefone: (21) 3208-2090


Fotos do Museu Histórico Nacional




Vídeo do Museu Histórico Nacional

0 comentários:

Contribua para melhoria das informações e qualidade do blog fazendo bons comentários para todos!