Tour de praias do Rio de Janeiro litoral de Copacabana até Grumari

Um tour panorâmico por 12 praias do Rio e alguns mirantes em uma extensão de 45 km. Descubra o Rio que que ninguém falou para você! 


As praias do Rio de Janeiro vão muito mais além do que a Zona Sul. Serão quatro horas conhecendo mirantes, praias e bairros importantes e inesquecíveis na cidade.


Por Thaiany Dantas

12 praias e 45 kms de extensão em praias e lugares que você nunca viu falar
Aproveitar um bom dia em um passeio no Rio é complicado, já que são tantas opções e os pacotes muitas das vezes não são muito completos.  É por isso que preparamos uma dica, o tour de praias do Rio de Janeiro. Um passeio pelas principais praias da cidade.

Esta pode ser a dica que esperava para programar um passeio diferente. Aproveite e curta muito este tour de praias do Rio de Janeiro por locais incríveis e tão pertinhos.



Tão pertinho e nunca conheceu? Está ai, este é um roteiro que vai de Copacabana até Grumari, a costa do Rio de Janeiro. Os visitantes acostumados a ver na mídia apenas as praias da Zona Sul do Rio nem se dá conta que existe um paraíso a ser descoberto por muitos "as praias do litoral norte do Rio de Janeiro". Com exclusividade a Rio40graus Turismo mais uma vez inovando e focando no cliente de bom gosto, vai
disponibilizar em sua loja virtual www.cliqueseguro.com a compra do passeio.

Sobre tour de praias do Rio de Janeiro 


Este tour de praias do Rio de Janeiro tem duração quatro horas, acontece diariamente de manhã e de tarde.O tour de praias do Rio de Janeiro acontece com no mínimo 2 pessoas e pode ser realizado em qualquer dia.Nós recomendamos a empresa Rio 40Graus Turismo que oferece o pacote muito completo.
A Rio 40Grus Turismo é uma empresa de turismo receptivo no Rio de Janeiro que tem quase 20 anos de experiência e está preparada para oferecer os melhores serviços para seus clientes.

Conhecendo mais sobre o roteiro do tour de praias do Rio de Janeiro


Praia de Copacabana 

Inicialmente toda aquela região de Copacabana era chamada de "Saconpenapá", que em tupi significa: o barulho e o bater de asas dos socós.

No início do século XX, a praia de Copacabana começou a ser frequentada. Logo após a abertura de várias ruas, com a chegada do bonde e os túneis que surgiram para ligar o Centro da Cidade do Rio de Janeiro a praia.

Durante muito tempo o bairro foi habitado por pescadores que viviam em palhoças. 

Só no século XVII, com a inauguração de uma pequena igreja no local, uma homenagem a Nossa Senhora de Copacabana que  então o nome mudou para "Copacabana".

A praia de Copacabana foi palco de grandes shows internacionais e nacionais, como o show dos Rolling Stones 2006 e a gravação do DVD da cantora Claudia Leitte em 2008.
Copacabana, uma das mais famosas  do mundo.
Praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo.


Praia de Ipanema

Antes da colonização essas terras eram apenas frequentado por alguns habitantes da aldeia Kariané. 

As terras pertenceram a Charles Le Blond. Ele vendeu os lotes do bairro para Francisco José Filho, que em 1878 por sua vez vendeu ao conde de Ipanema.

O bairro foi fundado em 1894 pelo comendador José Moreira. O bairro é considerado um dos mais nobres da cidade do Rio de Janeiro.
 
Em 1894, algumas praças  como Floriano Peixoto, hoje conhecida como General Osório e Coronel Valadares, hoje a Nossa Senhora da Paz e  algumas ruas como Prudente de Morais e 20 de Novembro, hoje Visconde de Pirajá, a Avenida Vieira Souto, foram abertas e era chamado de Villa Ipanema.

Em 8 de julho de 1906, algo curioso aconteceu nas areias da praia. A praia de Ipanema foi palco de um duelo de dois opositores que estavam tentando lavar suas honras a bala.

O posto 9 da praia de Ipanema é considerado um ponto de encontro de jovens e é muito frequentada por celebridades.
Praia de Ipanema, bairro que dita a moda Carioca
Praia de Ipanema, bairro que dita a moda Carioca.


Praia do Leblon

Em 1845, o Leblon era uma fazenda de gado e  pertencia a Bernardino José Ribeiro,  que também explorava a pesca de baleias pela Empresa Aliança.
 

O Leblon foi loteado no século XX. Em 1918, ocorreu a primeira ligação pela praia com Ipanema, depois por meio de uma ponte ligou as avenidas Av. Vieira Souto, em Ipanema, e a Rua Delfim Moreira, no Leblon.
Leblon, Zona Sul do Rio
Leblon, Zona Sul do Rio


Mirante do Leblon

Fica no final do calçadão da praia Leblon, perto da subida da Av. Niemeyer.

No mirante do Leblon é possível ver uma vista panorâmica das praias do Leblon, Ipanema e Arpoador. A atração dos turistas é ver o pôr do sol ou o mar de ressaca do mirante.

Os quiosques no local vendem água de coco ou até mesmo uma cerveja bem gelada e petiscos.
Mirante do Leblon, hoje um ponto turístico do Rio
Mirante do Leblon, hoje é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro

Av. Niemeyer

Em 1912, o professor Charles Armstrong com interesse em facilitar a ida a escola que dava aula na  Chácara do Vidigal, construiu uma estrada de 1 Km.

O Prefeito Paulo de Frontin no ano de 1919, ele mandou alargar a estrada e a prolongar, transformando-a assim na que é hoje a Avenida Niemeyer, uma homenagem ao Comendador Conrado Jacob Niemeyer.

A auto Estrada da Lagoa-Barra só foi aberta em 1970, fazendo com que o acessso fosse facilitado e o bairro passou a ser ocupado.

A Av. Niemeyer já foi um local onde, em tempos atrás, havia corridas de "baratinhas", quando ela ainda era um trecho do Circuito da Gávea.

É uma das principais vias que liga o bairro do Leblon ao bairro de São Conrado.

Em 2012, a comunidade passou a ser atendida pela unidade de polícia pacificadora, a 19ª UPP da cidade com cerca de 238 policiais.
Avenida Niemeyer, marcante pelas corridas de carros.
Avenida Niemeyer, marcante pelas corridas de carros

Comunidade do Vidigal

O Vidigal é um bairro da Zona Sul, localizado entre os bairros do Leblon e de São Conrado, em cima do Morro Dois Irmãos.

O nome Vidigal no Primeiro Império era sinônimo de poder na cidade.

A Comunidade do Vidigal ganhou este nome como presente dos monges beneditinos ao ex-comandante da Polícia Militar no século XIX, o major Miguel Nunes Vidigal, um dos homens mais influentes no Rio de Janeiro.

Em 1940, a comunidade foi ocupado por alguns barracos de pessoas sem condições de se manterem e deu origem a comunidade de hoje.
Vidigal, uma das melhores vista do Rio, acesso pela Av. Niemeyer
Vidigal, uma das melhores vista do Rio, acesso pela Av. Niemeyer


Praia de São Conrado

Ponto de chegada para quem pula da Pedra Bonita de asa delta ou paraglider.

A Praia de São Conrado era chamada de Praia da Gávea, pois a mesma fica nos pés do rochedo de pedra que predomina a paisagem montanhosa da área.
Praia de São Conrado, famosa pelos voos livres  e a Rocinha.
Praia de São Conrado, famosa pelos voos livres  e a Rocinha


Comunidade da Rocinha 

Localizada entre os bairros da Gávea e São Conrado, a comunidade da Rocinha foi criada em 18 de junho de 1993, com limitações feitas a partir da Lei nº 1995.

As terras foram adquiridas por imigrantes portugueses e espanhóis. Em 1930, o local onde hoje fica a Comunidade da Rocinha era uma fazenda de gado.

A origem do nome dá-se de quem na primeira metade do século XX, além da plantação de café o local havia muitas plantações de legumes e verduras e estes alimentos eram vendidos pelos moradores.

O trajeto do Circuito da Gávea também passava pela comunidade antigamente.

Em 2012, a comunidade recebeu a 28° UPP e assim a comunidade se viu livre dos abusos de traficantes e venda de drogas daquela região.
Favela da Rocinha, era uma fazenda de gados e logo após passa também uma parte do circuito de corridas de rua.
Favela da Rocinha, era uma fazenda de gados e logo após passa também uma parte do circuito de corridas de rua.


Estrada do Joá

A Estrada do Joá fica  na Zona Oeste do Rio de Janeiro e foi construída em 1929.  Uma das principais ligações do bairro de São Conrado a Barra da Tijuca.

Mesmo com a Av. Niemeyer pronta não havia estrada para os veículos que ligasse São Conrado ao bairro da Barra da Tijuca.

Foi então que em 1968, começou a construção do elevado da encosta do Joá para ligar a Zona Sul a Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.


Estrada do Joá, era o único acesso para região que hoje é a Barra da Tijuca.
Estrada do Joá, era o único acesso para região que hoje é a Barra da Tijuca.


Mirante do Joá

No mirante é possível ver a Praia de São Conrado, Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos.

Em 2012, o parapeito do mirante foi restaurado e hoje tem um mosaico de azulejo.
Mirante do Joá.
Mirante do Joá.


Ilha da Gigóia

A maioria dos caricas não conhece, talvez pelo fato de estar escondidinha atrás dos prédios na Barra da Tijuca.

Um local calmo no meio da agitação do resto do bairro. O acesso é feito de barco e balsas.
Ilha da Gigóia, na entrada da Barra.
Ilha da Gigóia, na entrada da Barra.




Praia da Barra da Tijuca 


Praia que vai da  avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca até o Recreio dos Bandeirantes.

Antigamente era um enorme areal, tinha vegetação típica de restinga, sem nada. A Barra da Tijuca já foi considerada o "Sertão Carioca".

Em 1667, a Barra da Tijuca foi doada a religiosos beneditinos. Eles implantaram engenhos em Vargem Grande, Vargem Pequena e Camorim.

A praia da Barra da Tijuca é considerada a maior do Estado do Rio de Janeiro, já que são quase 18 quilômetros de comprimento.

Praia da Barra da Tijuca, a maior em extensão.  É considerada a Miami Brasileira.
Praia da Barra da Tijuca, a maior em extensão.  É considerada a Miami Brasileira.


Praia da Reserva


Está localizada entre a  Barra da Tijuca e a Praia do Recreio dos Bandeirantes e fica dentro de uma Reserva Ecológica.

Recebeu o nome de praia da reserva porque fica na Reserva Ecológica. 

O diferencial desta praia é o fato dela ser cercada por vegetação litorânea. É um ótimo local para fazer luau durante a noite.

Possui alguns quiosques e é muito frequentada por famosos que moram próximo.
Praia da Reserva, ótimo lugar para ir a praia com tranquilidade.
Praia da Reserva, ótimo lugar para ir a praia com tranquilidade. 



Praia do Recreio 


Praia com onze quilômetros de extensão, e mesmo com quiosques, ciclovia e pista de cooper, é pouco frequentada.

O bairro do Recreio dos Bandeirantes antes era um local com um vegetação nativa, tinha restingas, muito areal e pântanos, uma verdadeira roça. Talvez por isso permaneceu isolada por tanto tempo.
Recreio dos Bandeirantes, um bairro que continua crescendo.
Recreio dos Bandeirantes, um bairro que continua crescendo.



Praia do Pontal 


A praia começa na Reserva Biológica, na Barra da Tijuca e segue até o Pontal de Sernambetiba. O local foi batizado de Pontal Tim Maia, uma homenagem ao cantor.
Praia do Pontal, totalmente transformada, mas continua linda.
Praia do Pontal, totalmente transformada, mas continua linda.


Praia da Macumba 

Popularmente conhecida como "Praia da Macumba", a Praia do Pontal de Sernambetiba, faz parte do Bairro Recreio dos Bandeirantes.

O nome da praia se deu após muitos adeptos de religiões como Umbanda e o Candomblé, eles tinham o costume fazer suas oferendas no local.

Praia da macumba, continua um paraíso.
Praia da macumba, continua um paraíso.




Mirante do Roncador


Mirante do Roncador fica na avenida Estado da Guanabara. Tem uma vista paranômica da Barra e do Recreio

 Logo embaixo, fica a Praia do Roncador, é pouco conhecida, por ficar fora da vista das pessoas. 

Da Pedra do Roncador, é admirado por praticantes de pesca e é um excelente local para se admirar todo o litoral. Quem não conhece o local a dica é não ir até a Pedra porque é perigoso.

Mar, montanhas e muita vegetação, um lugar repleto de belezas naturais no meio da cidade grande.
Mirante do Roncador, logo após a praia da Macumba para chegar na Prainha.
Mirante do Roncador, logo após a praia da Macumba para chegar na Prainha.


Prainha


É uma praia um pouco mais reservada, vale uma visita pela bela vista do mar com rochas que completam o cenário, e um ótimo local para deslumbrar um pedaço de Mata Atlântica.

A prainha fica protegida por  morros, pedras e muita vegetação de Mata Atlântica nativa. O fascinante desta praia são as areias claras, as águas cristalinas e a pequena manancial de água doce. 

A praia faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental), e tem proteção florestal permanente. Tem uma área da Mata Atlântica preservada ao redor da praia.
Prainha, antes seu acesso era apenas por trilhas.
Prainha, antes seu acesso era apenas por trilhas.


Abricó (Praia de Nudismo)

A praia Abricó fica perto de Grumari, na Barra da Tijuca.

Desde de 1940 os visitantes vão a praia Abricó para desfrutar da vivência do Naturismo.

Em 1992, após abrirem a Avenida Estado da Guanabara o acesso a praia foi mais fácil e possibilitou outras pessoas conhecerem este local.

É atualmente é a única praia do Rio de Janeiro que pode ter a prática do naturismo e está afiliada à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).
Abricó, nossa praia de nudismo. Tem apenas 270 metros de extensão.
Abricó, nossa praia de nudismo. Tem apenas 270 metros de extensão.



Grumari


Desde de 1987 a praia de Grumari foi declarada Área de Proteção Ambiental e é considerado um santuário de área verde ainda preservado no Rio de Janeiro.

O nome tem origem indígena “CURU” (seixos, pedras soltas) e “MARI” (que produz água).

Grumari foi descoberto no século XVIII, quando um fazendeiro, Francisco Caldeira de Alvarenga, filho de João Caldeira, assumiu o controle daquela região. Francisco deixou para os descendentes a sua Fazenda do Grumari Grande. 

No século XIX a plantação de café e de mandioca estava se desenvolvendo naquela região, com a decadência do café, alguns bananais foram plantados.

Na década de 60, como resultado do exôdo rural, a região de Grumari ficou praticamente vazio.

Grumari é considerado um verdadeiro paraíso que atrai muitos visitantes durante o ano inteiro.

Fica depois da praia da Macumba e é separada por um morro, o acesso é especialmente feito de carro ou pode ser a pé, mas a caminhada é grande.
Praia de Grumari, como Prainha, antigamente seu acesso se dava por trilhas apenas.
Praia de Grumari, como Prainha, antigamente seu acesso se dava por trilhas apenas.


Point de Grumari

O restaurante é especializado em peixes e frutos do mar e é uma ótima opção de almoço pós-praia.

Local bom para tomar um bom chope, ou caipirinha e caipivodcas com as frutas da estação. 

Funciona de Segunda a Sexta: 11:30 ás 18h e Sábado e Domingo e Feriados: 11:30 ás 19h.
Restaurante Point de Grumari, esta entre os melhores do Rio. A vista do local não tem preço.
Restaurante Point de Grumari, esta entre os melhores do Rio. A vista do local não tem preço.


Quem faz o tour de praias do Rio de Janeiro?

Agência de passeios Turísticos no Rio de Janeiro:
Nome: Rio40graus Turismo (21) 3208 2090 / (21) 8338 4991
Site: www.rio40grausturismo.com.br
E-mail: reservas@rio40grausturismo.com.br


Tour de praias do Rio de Janeiro fotos
Copacabana antigamente
Praia de Copacabana


Tour de praias do Rio de Janeiro - Praia de Ipanema na década de 40
Praia de Ipanema na década de 40
Tour de praias do Rio de Janeiro -  Ipanema em 1980
Praia de Ipanema em 1980

Praia do Leblon em 1953
Tour de praias do Rio de Janeiro - Av Niemeyer
Av. Niemeyer originalmente seria uma ferrovia
Av. Niemeyer
Tour de praias do Rio de Janeiro - Estrada do Joá em 1944
Estrada do Joá em 1944
Tour de praias do Rio de Janeiro - Praia de Grumari
Praia de Grumari
Tour de praias do Rio de Janeiro - Vista do mirante do Leblon
Vista do mirante do Leblon
Tour de praias do Rio de janeiro - Vista do mirante do Roncador
Vista do mirante do Roncador
Tour de praias do Rio de Janeiro - Ilha da Gigóia
Ilha da Gigóia

Outras matérias no nosso blog:
- Jeep tour Rio de Janeiro Michael Jackson na Favela Dona Marta
- Passeio Rio City tour Expresso Navios saindo do porto
- Turismo no RJ uma dica de passeio de Jeep para descontrair e curtir
- Rio tour dica de passeio rápido e divertido pela cidade maravilhosa
- Rio de Janeiro tour o melhor roteiro turístico pra você
- Passeio Rio uma aventura pelas belezas naturais da cidade


Veja o vídeo de algumas praias do roteiro:



Mapa das praias do Rio de Janeiro.
Mapa das praias do Rio de Janeiro.
Mapa das praias do Rio de Janeiro.


Um comentário:

Contribua para melhoria das informações e qualidade do blog fazendo bons comentários para todos!